FANDOM

Os Mórmons acreditam que não apenas como na época da Bíblia, os Profetas recebem ainda hoje as revelações de Deus para conduzir e dirigir A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O Profeta é o Homem que está na cabeça da Igreja. Ele é o único homem que possui e pode exercitar todas as chaves do Sacerdócio, o que significa que o Profeta tem todo o poder e autoridade que Deus dá ao homem na terra, visto que os outros homens têm somente a parte necessária do Sacerdócio para realizar seus deveres.

Um Profeta moderno é muito importante porque recebem revelação para guiar a Igreja Mórmon hoje, e Deus pode guiá-lo para melhor agir aos acontecimentos modernos e todas as tendências que acontecem no mundo.

O Profeta moderno pode ensinar a sabedoria de Deus, guiando as pessoas especificamente sobre os problemas comuns que podem nem mesmo ter existido na época Bíblica.

Toda pessoa pode receber uma revelação de Deus através da Oração, mas essa revelação é válida somente para essa pessoa, ou para outra pessoa por quem essa pessoa é responsável para ensinar e dirigir, como por exemplo, um pai que recebe uma revelação para ajudar o filho ou a família, a qual dirige.

O Profeta, entretanto, recebe a revelação, pois é dele a responsabilidade de Guiar a todos na Igreja.

Atualmente, o profeta da Igreja Mórmon é Gordon B. Hinckley. Como o cabeça da Igreja, é chamado como “presidente”, e tem como seus conselheiros Thomas S. Monson e James E. Faust. Eles e o Quorum dos Doze Apóstolos são consideramos “profetas, videntes e reveladores”, mas o “Profeta” é referido a Presidente Hinckley, e suas revelações serão levadas em consideração acima de qualquer uma outra.

Deveres de um Profeta Editar

Deus sempre usou profetas para guiar o Seu povo aqui na terra. Núm. 11:29. Se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, Núm. 12:6. O Senhor admoestou Israel por meio de todos os profetas, II Re. 17:13 (II Crôn. 36:15–16; Jer. 7:25). Às nações te dei por profeta, Jer. 1:5, 7. O Senhor revela o seu segredo aos seus servos, os profetas, Amós 3:7. Como falou pela boca dos seus santos profetas, Lc. 1:70 (At.3:21). Todos os profetas deram testemunho de Cristo, At. 10:43. Deus pôs profetas na Igreja, I Cor. 12:28 (Ef. 4:11). A Igreja é edificada sobre o fundamento de apóstolos e profetas, Ef. 2:19–20

O profeta é a "pessoa chamada por Deus para falar em nome dele. Como mensageiro do Senhor, o profeta recebe mandamentos, profecias e revelações de Deus. Cabe ao profeta a responsabilidade de dar a conhecer à humanidade a vontade e a verdadeira natureza de Deus e demonstrar o significado de seus procedimentos em relação aos homens. O profeta denuncia o pecado e prediz as suas conseqüências. Ele é um pregador da retidão. Em certas ocasiões o profeta pode ser inspirado a predizer o futuro em benefício da humanidade. A sua responsabilidade principal, entretanto, é prestar testemunho de Cristo. O Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o profeta de Deus na Terra atualmente. Os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos são apoiados como profetas, videntes e reveladores."

Profeta é um ofício no Santo Sacerdócio. É o único homem sobre a face de toda a terra, que tem o poder e a autoridade de Deus, para agir em Seu nome na terra. Partes desse poder e dessa autoridade é, são transmitidas a outros homens dignos e fiéis da Igreja, que portam o Sacerdócio e têm chamados eclesiásticos. Esses recebem poderes específicos sobre suas atribuições e responsabilidades.

O trabalho principal de um Profeta é testificar de Jesus Cristo e Guiar a Igreja. Recebe as revelações, diretas de Deus, necessárias para aconselhar os membros da Igreja como um todo. O profeta tem autoridade não só sobre os membros da Igreja, mas sobre toda a humanidade. Acreditar nas palavras do profeta de Deus, é acreditar em Deus.

O Profeta Mórmon guia a igreja diretamente através das orientações recebidas nas revelações de Deus, que são transmitidas através de discursos em conferência geral bi-anual, nos artigos que escreve para a revista da Igreja (ensign / A Liahona), e nas cartas emitidas para serem lidas nas alas e estacas de todo o mundo.

O Profeta também guia a Igreja supervisionando os comitês e grupos que criam materiais de ensino sobre a doutrina, manuais e livros de recursos.

O Profeta usa muitas horas viajando, encontrando-se com líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e em alguns casos, líderes de estado. Mas naturalmente, estas não são suas únicas atividades.

Os profetas por toda História. Editar

Os Profetas existem há muito tempo na história, começando por Adão e seguindo por homens como Noé, Enoque, Moisés e Abraão, isso para citar apenas alguns.

Aos Profetas foram dados os poderes de resolver os problemas de sua geração. No Novo Testamento, Pedro dirigiu a Igreja após a morte de Cristo e se tornou o novo Profeta.

Os Mórmons acreditam que depois do tempo de Cristo, havia uma apostasia. Não havia mais profetas que tinham a autoridade adequada de Deus para guiar a Igreja, e por isso a Igreja verdadeira deixou de existir na terra por algum tempo.

Os Mórmons também acreditam que Deus acabou com essa Apostasia chamando um novo Profeta, Joseph Smith Jr., que restaurou a igreja e teve a revelação recebeu os poderes de Deus para Guiar sua Igreja. Desde esse tempo, na morte de cada Profeta, outro é chamado imediatamente por meio de revelação.

Desta maneira, a Igreja Mórmon tem Profetas desde a época de José Smith, e os Mórmons acreditam que cada um destes profetas teve poder, receberam revelações e a autoridade para guiar a Igreja e revelar as palavras de Deus para seus membros.

Também no FANDOM

Wiki aleatória