Wikia

Mormon Wiki

O Sacramento

Discussão0
39 pages em
Este wiki

A ordenança do sacramento é realizada de modo muito simples e reverente.

O Salvador deseja que nos lembremos de Seu grande sacrifício expiatório e que guardemos os mandamentos. Para nos ajudar a cumprir Seu desejo, ordenou-nos que nos reuníssemos com freqüência e partilhássemos do sacramento.

O sacramento é uma ordenança sagrada do sacerdócio que ajuda aos membros da Igreja Mórmon a lembrar do sacrifício do Salvador. Durante o sacramento, partilhamos do pão e da água. Fazem isso em lembrança da carne e do sangue que Cristo deu em sacrifício por nós. Ao partilhar do sacramento, renovamos convênios sagrados com o Pai Celestial.

Cristo Instituiu o Sacramento

Pouco antes da crucificação, Jesus reuniu os Apóstolos num cenáculo. Ele sabia que logo morreria na cruz. Essa foi a última vez que Se reuniu com esses homens tão amados antes de Sua morte. O Senhor queria que eles sempre se lembrassem Dele, a fim de que permanecessem fortes e fiéis.

Para ajudá-los a fazer isso, Cristo instituiu o sacramento. Partiu o pão em pedaços e o abençoou. Então disse: "Tomai, comei; fazei isto em lembrança de meu corpo que por vós é dado." (Mateus 26:22.) A seguir, tomou um copo de vinho, abençoou-o e deu-o aos Apóstolos para que o bebessem, dizendo: "Bebei dele. Fazei-o em lembrança do meu sangue que foi derramado por todos os que acreditarem em meu nome, para a remissão dos pecados." (Mateus 26:23-24)

Após a restauração da Igreja nos últimos dias, Jesus novamente ordenou a Seu povo que partilhasse do sacramento em memória Dele, dizendo: "É conveniente que a Igreja se reúna amiúde para partilhar do pão e vinho em memória do Senhor Jesus Cristo." (D&C 20:75)

Como É Administrado o Sacramento

As escrituras explicam exatamente como deve ser administrado o sacramento. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se reúnem todos os domingos para adorar e partilhar do sacramento. O sacramento é administrado por aqueles que possuem a autoridade para tal. Um sacerdote ou um Élder parte o pão em pedaços, ajoelha-se e o abençoa (D&C 20:76). Um diácono ou outro portador do sacerdócio distribui o pão do sacramento à congregação. A seguir, o sacerdote ou Élder abençoa a água que também é distribuída aos membros. Jesus deu vinho aos discípulos quando introduziu o sacramento. Entretanto, numa revelação dos últimos dias, disse que não importa o que se coma ou o que se beba durante o sacramento, desde que nos lembremos Dele. Hoje, os Santos dos Últimos Dias bebem água em vez de vinho.

Jesus revelou as palavras exatas para as duas orações sacramentais. Devemos escutá-las cuidadosamente, procurando entender o que estamos prometendo e o que nos está sendo prometido.

Os Convênios Que Renovamos Durante o Sacramento

Cada vez que participamos do sacramento, renovamos convênios com o Senhor. Um convênio é uma promessa sagrada entre o Senhor e Seus filhos. Os convênios que fazemos são mencionados claramente nas orações sacramentais. É importante saber quais são esses convênios e o que eles significam para nós.

Fizemos convênio de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo. Fazendo isso, mostramos que estamos desejosos de nos identificar com Ele e Sua Igreja. Prometemos que nunca envergonharemos ou difamaremos esse nome.

Fazemos convênio de nos lembrarmos de Jesus Cristo. Todos os nossos pensamentos, sentimentos e ações serão influenciados por Ele e Sua missão.

Prometemos Guardar Seus mandamentos.

Tomamos sobre nós essas obrigações quando somos batizados. Assim, quando partilhamos do sacramento, renovamos os convênios que fizemos quando fomos batizados. Jesus nos deu o padrão de como partilharmos do sacramento e disse que se seguirmos esse padrão, acreditando em Seu nome, receberemos a remissão dos pecados (Mateus 26:24).

O Senhor promete que, se guardarmos nossos convênios, teremos sempre o Seu Espírito conosco. Uma pessoa guiada pelo Espírito terá o conhecimento, fé, poder e retidão para ganhar a vida eterna.

Nossa Atitude, quando Tomamos o Sacramento

Antes de partilharmos do sacramento, devemos preparar-nos espiritualmente. O Senhor salienta que ninguém deve partilhar do sacramento indignamente. Isso significa que devemos arrepender-nos de nossos pecados, antes de tomá-lo.

Durante o serviço sacramental, devemos tirar da mente todos os pensamentos mundanos. Devemos sentir-nos com espírito de oração e sermos reverentes, pensar no sacrifício expiatório do Salvador e sermos gratos por ele. Devemos também examinar nossa vida, procurar meios de melhorá-la e renovar nossa determinação de guardar os mandamentos.

Não precisamos ser perfeitos antes de partilhar do sacramento, mas devemos ter o espírito de arrependimento no coração. A atitude com que partilhamos do sacramento influencia nossa experiência com ele. Se partilharmos do sacramento com um coração puro, receberemos as bênçãos prometidas do Senhor.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória