Wikia

Mormon Wiki

O Sacramento

39páginas
nesta wikia
Falar0
Sacramento.jpg

A ordenança do sacramento é realizada de modo muito simples e reverente.

O Salvador deseja que nos lembremos de Seu grande sacrifício expiatório e que guardemos os mandamentos. Para nos ajudar a cumprir Seu desejo, ordenou-nos que nos reuníssemos com freqüência e partilhássemos do sacramento.

O sacramento é uma ordenança sagrada do sacerdócio que ajuda aos membros da Igreja Mórmon a lembrar do sacrifício do Salvador. Durante o sacramento, partilhamos do pão e da água. Fazem isso em lembrança da carne e do sangue que Cristo deu em sacrifício por nós. Ao partilhar do sacramento, renovamos convênios sagrados com o Pai Celestial.

Cristo Instituiu o Sacramento

Pouco antes da crucificação, Jesus reuniu os Apóstolos num cenáculo. Ele sabia que logo morreria na cruz. Essa foi a última vez que Se reuniu com esses homens tão amados antes de Sua morte. O Senhor queria que eles sempre se lembrassem Dele, a fim de que permanecessem fortes e fiéis.

Para ajudá-los a fazer isso, Cristo instituiu o sacramento. Partiu o pão em pedaços e o abençoou. Então disse: "Tomai, comei; fazei isto em lembrança de meu corpo que por vós é dado." (Mateus 26:22.) A seguir, tomou um copo de vinho, abençoou-o e deu-o aos Apóstolos para que o bebessem, dizendo: "Bebei dele. Fazei-o em lembrança do meu sangue que foi derramado por todos os que acreditarem em meu nome, para a remissão dos pecados." (Mateus 26:23-24)

Após a restauração da Igreja nos últimos dias, Jesus novamente ordenou a Seu povo que partilhasse do sacramento em memória Dele, dizendo: "É conveniente que a Igreja se reúna amiúde para partilhar do pão e vinho em memória do Senhor Jesus Cristo." (D&C 20:75)

Como É Administrado o Sacramento

As escrituras explicam exatamente como deve ser administrado o sacramento. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se reúnem todos os domingos para adorar e partilhar do sacramento. O sacramento é administrado por aqueles que possuem a autoridade para tal. Um sacerdote ou um Élder parte o pão em pedaços, ajoelha-se e o abençoa (D&C 20:76). Um diácono ou outro portador do sacerdócio distribui o pão do sacramento à congregação. A seguir, o sacerdote ou Élder abençoa a água que também é distribuída aos membros. Jesus deu vinho aos discípulos quando introduziu o sacramento. Entretanto, numa revelação dos últimos dias, disse que não importa o que se coma ou o que se beba durante o sacramento, desde que nos lembremos Dele. Hoje, os Santos dos Últimos Dias bebem água em vez de vinho.

Jesus revelou as palavras exatas para as duas orações sacramentais. Devemos escutá-las cuidadosamente, procurando entender o que estamos prometendo e o que nos está sendo prometido.

Os Convênios Que Renovamos Durante o Sacramento

Cada vez que participamos do sacramento, renovamos convênios com o Senhor. Um convênio é uma promessa sagrada entre o Senhor e Seus filhos. Os convênios que fazemos são mencionados claramente nas orações sacramentais. É importante saber quais são esses convênios e o que eles significam para nós.

Fizemos convênio de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo. Fazendo isso, mostramos que estamos desejosos de nos identificar com Ele e Sua Igreja. Prometemos que nunca envergonharemos ou difamaremos esse nome.

Fazemos convênio de nos lembrarmos de Jesus Cristo. Todos os nossos pensamentos, sentimentos e ações serão influenciados por Ele e Sua missão.

Prometemos Guardar Seus mandamentos.

Tomamos sobre nós essas obrigações quando somos batizados. Assim, quando partilhamos do sacramento, renovamos os convênios que fizemos quando fomos batizados. Jesus nos deu o padrão de como partilharmos do sacramento e disse que se seguirmos esse padrão, acreditando em Seu nome, receberemos a remissão dos pecados (Mateus 26:24).

O Senhor promete que, se guardarmos nossos convênios, teremos sempre o Seu Espírito conosco. Uma pessoa guiada pelo Espírito terá o conhecimento, fé, poder e retidão para ganhar a vida eterna.

Nossa Atitude, quando Tomamos o Sacramento

Antes de partilharmos do sacramento, devemos preparar-nos espiritualmente. O Senhor salienta que ninguém deve partilhar do sacramento indignamente. Isso significa que devemos arrepender-nos de nossos pecados, antes de tomá-lo.

Durante o serviço sacramental, devemos tirar da mente todos os pensamentos mundanos. Devemos sentir-nos com espírito de oração e sermos reverentes, pensar no sacrifício expiatório do Salvador e sermos gratos por ele. Devemos também examinar nossa vida, procurar meios de melhorá-la e renovar nossa determinação de guardar os mandamentos.

Não precisamos ser perfeitos antes de partilhar do sacramento, mas devemos ter o espírito de arrependimento no coração. A atitude com que partilhamos do sacramento influencia nossa experiência com ele. Se partilharmos do sacramento com um coração puro, receberemos as bênçãos prometidas do Senhor.

Ao redor da rede Wikia

Wikia aleatória