FANDOM

O Manifesto foi uma proclamação dada pelo Presidente Wilford Woodruff, quando a Igreja Mórmon descontinuou o casamento plural. Embora o Manifesto seja muitas vezes referido como uma Revelação, ele era realmente um comunicado a imprensa que foi dada pelo Presidente Woodruff revelando suas experiências.

Uma versão do Manifesto aparece hoje, em Doutrina e Convênios como Declaração Oficial – 1.

A quem interessar possa:

Notícias da impressa, provavelmente de Salt Lake City foram amplamente divulgadas com propósitos políticos, declarando que a comissão de Utah, em seu recente relatório ao Ministro Interior, alega que ainda se realizam casamentos plurais e que quarenta ou mais casamentos dessa ordem foram celebrados em Utah desde junho passado ou durante o último ano; e também que em discursos públicos os líderes da Igreja ensinaram, incentivaram e estimularam a continuação da prática da poligamia –

Eu, portanto, como presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias , pela presente e da maneira mais solene declaro serem falsas tais acusações. Nós não estamos ensinando poligamia, ou seja, casamento plural, nem permitindo que qualquer pessoa adote tal prática; e nego que quarenta ou qualquer outro número de casamentos plurais tenham sido celebrados durante esse período em nossos templos ou em qualquer outro lugar do Território.

Relatou-se um caso em que as partes declaram ter sido o casamento realizado na Casa de Investiduras, em Salt Lake City na primavera de 1889, mas não consegui descobrir quem realizou a cerimônia; o que quer que tenha sido feito nesta questão, foi sem meu conhecimento. Em conseqüência dessa alegada ocorrência, a Casa de Investiduras foi, por ordem minha, demolida sem demora.

Sendo que o Congresso promulgou leis proibindo o casamento plural, leis essas que foram pronunciadas constitucionais pelo tribunal de última instância, eu aqui declaro minha intenção de submeter-me a essas leis e de usar minha influência junto aos membros da Igreja que presido, para que eles façam o mesmo.

Nada há em meus ensinamentos à Igreja nem nos de meus companheiros, durante o tempo especificado, que se possa razoavelmente interpretar como imposição da poligamia ou estímulo a ela; e quando algum Élder da Igreja usou palavras que pareciam transmitir tal ensinamento, foi prontamente repreendido. E agora declaro publicamente que meu conselho aos santos dos últimos dias é que se abstenham de celebrar casamentos proibidos pelas leis do Pais.

Wilford Woodruff - Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O Presidente Lorenzo Snow apresentou o seguinte:

"Reconhecendo Wilford Woodruff como Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e atualmente o único homem na Terra a possuir as chaves das ordenanças de selamento, proponho que o consideremos plenamente autorizado, em virtude de sua posição, a expedir o Manifesto que foi lido em nossa presença, datado de 24 de setembro de 1890; e que, como a Igreja reunida em Conferência Geral, aceitemos a sua declaração concernente aos casamentos plurais como oficial e obrigatória."

O voto para apoiar a moção foi unânime.

Salt Lake City, Utah, 6 de outubro de 1890.

Também no FANDOM

Wiki aleatória