FANDOM

Desde os tempos de Adão, o povo de Deus tem jejuado na tentativa de aproximar-se mais do Senhor e de poder adorá-Lo. Jesus mostrou a importância do jejum através do Seu próprio exemplo.

Por intermédio das revelações modernas, aprendemos que o Senhor ainda espera que Seu povo jejue e ore com freqüência.

Como Jejuar da Forma Correta

Jejuar quer dizer não comer nem beber. O jejum ocasional é bom para o corpo e ajuda a mente a ficar mais ativa.

O Salvador nos ensinou que o jejum com propósito é mais do que apenas ficar sem comer e beber. Devemos concentrar-nos também em assuntos espirituais.

Devemos Orar Quando Jejuamos

A oração é uma parte necessária e fundamental do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração sincera. Devemos também orar ao iniciar e terminar o jejum. Devemos Jejuar com um Propósito

O jejum pode ter muitos propósitos. Podemos sobrepujar fraquezas e problemas com jejum e oração. Algumas vezes, talvez queiramos jejuar e orar pedindo ajuda e orientação para outras pessoas, como um membro da família que esteja doente e necessite de uma bênção. Por intermédio do jejum, podemos vir a saber a verdade das coisas.

Podemos jejuar para que nossos amigos não membros convertam-se à verdade, por conforto em tempos de tristeza e luto. O jejum ajuda-nos a nos tornarmos mais humildes e nos sentirmos mais próximos do Pai Celestial.

O propósito do jejum não deve ser impressionar os outros. O Senhor aconselhou: "E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam.Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto. Para não pareceres aos homens que jejuas." (Mateus 6:16-18)

Devemos ter expressões alegres quando jejuamos, não fazendo publicidade de nosso jejum para os outros.

O Dia de Jejum

Um domingo por mês os Santos dos Últimos Dias reservam um dia de jejum. Nessa ocasião, não comemos nem bebemos por duas refeições consecutivas, completando assim vinte e quatro horas de jejum. Se jantarmos no sábado, não comeremos nem beberemos até o jantar de domingo à noite.

Todos os que podem devem jejuar. Entretanto, muitos estão sujeitos a fraquezas, outros têm saúde delicada, e algumas mulheres estão amamentando crianças; a esses não devemos pedir que jejuem. Nem os pais devem compelir os filhos pequenos a jejuar.

Devemos encorajar os filhos a jejuarem após haverem sido batizados, mas nunca forçá-los. O dia de jejum é um dia especial para nos humilharmos diante do Senhor em jejum e oração. É um dia para orarmos e pedirmos perdão por nossos pecados e força para sobrepujar faltas e perdoar os outros. No domingo de jejum, os membros da Igreja reúnem-se e participam do sacramento, fortalecendo-se uns aos outros e prestando testemunho na reunião sacramental.

Ofertas de Jejum

Quando jejuamos todos os meses, o Senhor nos pede que ajudemos os necessitados, entregando à autoridade apropriada do sacerdócio o alimento ou o dinheiro que iríamos gastar nas duas refeições. Devemos dar tão generosamente quanto pudermos. Por meio das ofertas de jejum, tornamo-nos sócios do Senhor em cuidar das necessidades de nossos irmãos e irmãs menos afortunados.

Somos Abençoados Quando Jejuamos

Isaías, um profeta do Velho Testamento, escreveu a respeito das ricas promessas reservadas àqueles que jejuam e ajudam os necessitados, tais como paz, saúde melhor e orientação espiritual. Isaías nos diz que, quando jejuamos: "Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui." (Isaías 58:8-9)

O jejum melhora a nossa vida e nos dá força adicional, além de nos ajudar a viver outros princípios do evangelho, por aproximar-nos do Senhor.

O Jejum nos Ensina o Autocontrole

O jejum nos ajuda a ganhar força de caráter. Somente essa razão já torna o jejum importante. Quando jejuamos da maneira certa, aprendemos a controlar os apetites, paixões e temperamentos.

Salomão disse: "Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade." (Provérbios 16:32) Até mesmo o jejum por apenas duas refeições pode dar-nos uma sensação de sucesso. Tornamo-nos um pouco mais fortes por provarmos a nós mesmos que temos autocontrole. Se ensinarmos nossos filhos a jejuar, eles desenvolverão a força de vontade para sobrepujar maiores tentações mais tarde.

O Jejum Dá-nos Poder Espiritual

Quando jejuamos de modo sábio e com espírito de oração, desenvolvemos fé e, com essa fé, temos mais poder espiritual.

O Salvador disse a quem jejua da forma correta: "Teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:18)

Também no FANDOM

Wiki aleatória