FANDOM

A décima terceira Regra de Fé diz: "Cremos em ser honestos". O Livro de Mórmon fala-nos de um grupo de pessoas que "se distinguiram por seu zelo para com Deus, assim como para com os homens, porque eram perfeitamente honestos e justos em todas as coisas; e conservaram-se firmes na sua fé em Cristo até o fim." (Alma 27:27) Essas pessoas foram notadas pelo seu próximo e por Deus devido a sua honestidade. É importante que saibamos o que é a honestidade, que saibamos o que ela significa e como somos tentados a ser desonestos e como devemos superar e sobrepujar essa tentação

A Honestidade É um Princípio de Salvação

É necessário que sejamos completamente honestos para conseguirmos a salvação. Um Apóstolo do Senhor disse: "A honestidade é um princípio de salvação no reino de Deus. Assim como ninguém pode ser salvo sem batismo, assim também ninguém conseguirá salvar-se sem honestidade." (Mark E. Petersen, A Liahona, agosto de 1972, p. 9.)

Deus é honesto e justo em todas as coisas. Nós também devemos ser honestos em todas as coisas para nos tornarmos como Ele. Em contraste, o demônio é mentiroso. Na verdade, ele é o pai das mentiras. "Aqueles que decidem trapacear, mentir, enganar e deturpar, tornam-se escravos do demônio." (Mark E. Petersen, A Liahona, agosto de 1972, p. 10.)

Mentir É Desonesto

Mentir é enganar intencionalmente os outros. Prestar falso testemunho é uma forma de mentira. O Senhor deu este mandamento aos filhos de Israel: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" (Êxodo 20:16).

Jesus também ensinou isso, quando estava na Terra. Existem muitas outras formas de mentira. Quando falamos inverdades, somos culpados de mentir. Podemos também, intencionalmente, enganar os outros com um gesto ou com um olhar, pelo silêncio ou por dizer apenas parte da verdade. Sempre que, de qualquer forma, levarmos as pessoas a acreditarem em algo que não é verdade, não estamos sendo honestos.

O Senhor não se agrada de tal desonestidade e teremos que prestar contas de nossas mentiras. Satanás tenta fazer com que acreditemos que não faz mal mentir, dizendo: "Sim, menti um pouco não há mal nisso" (2 Néfi 28:8). Satanás encoraja-nos a justificar nossas mentiras para nós mesmos. Uma pessoa honesta reconhecerá as tentações de Satanás e falará apenas a verdade, embora isso pareça resultar em desvantagem para si mesma.

Roubar É Desonesto

Jesus ensinou: "Não furtarás" (Mateus 19:18). Furtar é apossar-se de algo que não nos pertence. Quando nos apossamos de algo que pertence à outra pessoa, a uma loja ou à comunidade, sem permissão, estamos roubando. Pegar mercadorias ou suprimentos de um empregador é roubo. Aceitar um troco maior ou mais coisas do que devemos é desonesto. Pegar mais do que a parte que nos compete de qualquer coisa é furto.

Enganar É Desonesto

Nós enganamos quando damos menos do que devemos ou quando recebemos algo que não merecemos. Alguns empregados enganam os patrões não trabalhando todo o tempo pelo qual são pagos. Alguns patrões não são justos com os funcionários, pagando-lhes menos do que merecem. Tirar vantagem injustamente é uma forma de desonestidade. Fornecer mercadorias inferiores ou prestar um serviço de má qualidade é enganar.

Não Devemos Achar Desculpa para a Nossa Desonestidade

As pessoas usam muitas desculpas para justificar a desonestidade. Elas mentem para proteger-se e para que os outros pensem bem delas. Algumas encontram desculpas para roubar, achando que merecem o que foi roubado, pretendem devolvê-lo ou precisam dele mais do que o dono.

Essas desculpas e muitas outras mais são dadas como razões para a desonestidade. Para o Senhor não existem razões aceitáveis. O Presidente Kimball ensinou que, quando nos desculpamos, enganamo-nos a nós mesmos e o Espírito do Senhor já não permanece em nós. Tornando-nos cada vez mais iníquos.

Podemos Ser Completamente Honestos

Para nos tornarmos completamente honestos, precisamos olhar cuidadosamente para nossa vida. Se existem maneiras pelas quais estamos sendo desonestos no mínimo grau, devemos arrepender-nos delas imediatamente.

Quando somos completamente honestos, não podemos ser corrompidos. Somos fiéis a toda confiança, dever, acordo ou convênio, mesmo que tenhamos que perder dinheiro, amigos ou a vida. Então podemos encarar o Senhor, a nós mesmos e aos outros sem nos envergonharmos. O Presidente Joseph F. Smith nos aconselhou: "Todo homem deve viver de tal forma que seu caráter passe incólume pelo mais rigoroso dos julgamentos, e que sua vida possa ser vista como se fosse um livro aberto, para que ele nada tenha a temer ou de que se envergonhar." (Doutrina do Evangelho, p. 229.)

Também no FANDOM

Wiki aleatória