FANDOM

Bispo.jpg

Um Bispo Mórmon, em suma, é um homem que tem a responsabilidade sobre uma congregação, ou uma Ala. A Ala é um grupo de Mórmons organizados por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em uma determinada área geográfica, onde existe uma cede, a Capela e eles podem se reunir todos os domingos. Os Bispos podem ser comparados a um pastor, ministro ou sacerdote de paróquia em outras denominações, cada Bispo tem uma responsabilidade sobre sua Ala, os Bispos são responsáveis pelo bem-estar temporal e espiritual de cada membro desta Ala.

Os Bispos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não são remunerados, nem requerem nada para qualquer necessidade pessoal, eles compreendem que são Bispos por um chamado de Deus.

Sacrificam muito de seu tempo para servir a sua Ala, e frequentemente também gastam muitas horas durante a semana pra administrar sua congregação. Os Bispos não fazem todo o trabalho sozinho; delegam muitos deveres a outros membros que são chamados para ajudar (estes também não são remunerados para ajudar) e servir a Ala. O Bispo também tem conselheiros que ajudam com seus deveres, e o Bispo junto com seus conselheiros compõem o “Bispado”.

O que os Bispos Fazem?

Os Bispos são chamados para supervisionar os grupos ou os diferentes auxiliares da Ala, como a Sociedade de Socorro, Organização dos Rapazes, Organização das Moças, Escola Dominical, Corum de Elderes e Sumo Sacerdotes. Lidera essas organizações e orienta as pessoas que são chamadas a servir nelas. Os Bispos também recebem o Dizímo (mas não usa nenhum dos fundos), presidem e dirigem as Reuniões Sacramentais, as reuniões com os outros membros auxiliares para manter a Ala organizada e com um bom funcionamento.

O Bispo também precisa se certificar de que todas as ordenanças executadas na Ala estão sendo realizadas corretamente, incluindo os Batismos, confirmações, ordenações do Sacerdócio, bênçãos de bebê e a administração do Sacramento todos os domingos.

Os Bispos tem entrevistas com os membros de sua Ala com a finalidade de emitir recomendações para o Templo, dando chamados para servir na ala, ajudando quem precisa se arrepender, e se certificando que os membros da Ala estão espiritualmente e temporariamente bem. Os Bispos podem ajudar os membros com problemas espirituais aconselhando ou por outro meio. Os Bispos também são encarregados por todo bem estar dos membros locais, e ajuda a avaliar as necessidades dos membros cuidando daqueles que precisam verdadeiramente de auxilio da Igreja, usam seu tempo visitando alguns membros de sua Ala, especialmente aqueles que estão doentes, os idosos, ou aqueles que necessitam de alguma atenção especial.

Qualificação de um Bispo

Em I Timóteo 3:2-7 explica como um Bispo precisa ser, “convém, pois que o Bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilantes, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar sua própria casa, terá cuidado da Igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do Diabo.”

Ou seja, os Bispos devem ser homens bons, sem más reputações e que cuidam de suas famílias e tratam bem seus filhos.

Um Bispo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias deve também deve ter o oficio de Sumo Sacerdote no Sacerdócio. Os Bispos são chamados por revelação de Deus, assim como todos os membros da Igreja são chamados a servir em uma Ala. O presidente da Estaca entrevistará um Bispo em potencial, e quando a nomeação é aprovada pelo Presidente da Igreja, o Bispo em potencial e convidado pra uma entrevista onde é determinado o trabalho e a voluntariedade em servir.

A esposa do Bispo em potencial também é entrevista para que seja certificado de que ele trata sua família corretamente e saber se ela está disposta a contribuir com esse chamado. Se o Bispo em potencial aceitar este chamado, será apoiado em uma conferência na Igreja.

Apoiar é quando os membros levantam sua mão direita para mostrar que estão dispostos a ajudar e aceitam este Bispo, e que acreditam que o Presidente da Estaca foi inspirado por Deus ao fazer esse chamado. Depois que ele é apoiado, o novo Bispo é ordenado como um Bispo, essa ordenança é acompanhada com uma benção e o Bispo recebe todas as chaves, autoridades e habilidades necessárias para agir como um Bispo em sua Ala.

Os Bispos servem geralmente nas Alas por aproximadamente por cinco anos, e continuam com seus trabalhos e atividades fora da Igreja durante esse tempo. Depois desse período, um novo Bispo é Chamado para substituí-lo.

Quando um Bispo deixa seu chamado e é substituído, ele ainda é chamado de Bispo, e continua com a mesma ordenança no oficio do Sacerdócio, mas não continua presidindo sobre sua Ala.

Também no FANDOM

Wiki aleatória